procurando, encontre

10 novembro, 2007

Um passeio pela Feira...


Maria Ferreira do Amaral, nascida em 1936
Bordadeira da grande Belo Horizonte

Dona Maria é viúva desde 1966, enquanto casada engravidou doze vezes, dessas gerou dez "filhos de tempo". Hoje ela mora só, dos seus filhos vivos, apenas cinco, todos ou casaram ou juntaram. Todos deram netos a Dona Maria.

Durante muitos anos Dona Maria fazia serviços gerais em uma escola e complementava a renda de sua família com bordados, crochê, caminhos de mesa e panos de prato. Vendia muito para os amigos e vizinhos, mas acreditava que seu trabalho podia render muito mais. E rendeu. Chamou outros artistas manuais e há 3 anos fundaram a COOPERSOLI - Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região. Hoje são 22 cooperados, divididos em grupos que trabalham com papel reciclado, pet (garrafas plásticas) e bordado.


A associação da Dona Maria tem crescido cada vez mais e produzido produtos bastante variados, sobretudo artigos de decoração como móbiles e abajures. Quem quiser conhecer de perto o trabalho da COOPERSOLI pode ir até o Auto do Aracruz, na Rua Fernão Dias, 1435 - Belo Horizonte.

Nenhum comentário: