procurando, encontre

04 novembro, 2009

Revista n.º 8

Apresento a vocês um trabalho que tive muito prazer em produzir: a Revista n.º 8 do Observatório Itaú Cultural, do Instituto Itaú Cultural, que tem como tema a diversidade cultural. Participei especialmente da seção Olhares Sobre a Diversidade, na qual apresento duas reportagens: “Yuba – Do sol nascente ao amanhã” e “Pomeranos santa-marienses: tradições e costumes”.

Os Yuba constituem uma comunidade de nipo-brasileiros, situados no interior paulista, na cidade de Mirandópolis. E vivem o sonho de Issamu Yuba, criador da comunidade, e seguem a tríade “cultivar a terra, orar e fazer arte”.

Já os Pomeranos são pessoas de ascendência européia, da Pomerânia, terra que foi incorporada a Alemanha e a Polônia. No Brasil há vários grupos espalhados no Espírito Santo e no sul do país. Santa Maria de Jetibá se diz a cidade brasileira mais pomerana, e lá eles ainda preservam festividades, hábitos e o idioma.

A revista tem edição do Prof. José Márcio de Barros, do Observatório da Diversidade Cultural, de Minas Gerais. E o processo de produção, o qual integrei, conta com a coordenação de Selma Cristina Nunes, e o apoio de Josiane Mozer e o Marcelo Dias de Carvalho. O historiador e fotógrafo Humberto Pimentel me acompanhou, registrou e compartilhou comigo o dia-a-dia nas comunidades.

Quem quiser conferir a reportagem, é só acessar o site do observatório.

Um comentário:

Gabi Maciel disse...

Pô Rafa, mó orgulho de vc! Parabéns!