Com mais de vinte anos de carreira, e muitas histórias, Rita Ribeiro já gravou quatro discos, foi indicada ao Grammy Latino, participou de diversos projetos musicais nacionais e internacionais. Agora divulga seu primeiro DVD: Tecnomacumba – A tempo e ao vivo. Lançado no ano passado, tem origem em um show que é realizado há quase seis anos, e que vem sendo aperfeiçoado, tendo se tornado CD ainda em 2006.
Tecnomacumba é fruto de uma pesquisa da influência da musicalidade africana na música popular brasileira. O show mistura pontos de umbanda e candomblé, com músicas brasileiras consagradas de Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Jorge Benjor, entre outros. Em algumas apresentações de Tecnomacumba, Maria Bethânia faz participação especial surpresa, cantando com Rita Ribeiro a música ‘Iansã’, de Caetano Veloso. O registro desse encontro esta no DVD. Uma produção para orixá nenhum botar defeito.
O show começa com a declamação de um texto sobre orixás, lutas e africanidade, executada pelo artista multimídia Xarlô. Além dos belos arranjos, que misturam muita percussão e batidas eletrônicas, bem executados pela banda Guerreiros de Aruanda, há uma bela cenografia, com iluminação impecável, em completa harmonia com as canções. Difícil afirmar qual é a melhor música, mas destaco ‘Cavaleiro de Aruanda’, ‘Oração ao Tempo’, ‘Iansã’, ‘Rainha do Mar’ e ‘Cocada’. Na hora em que é executada a canção ‘É de Oxum’, a bailarina Kiusam de Oliveira, faz uma bela participação, interpretando Oxum.
**este texto também foi publicado no estúdio ao vivo.
Um comentário:
Adoro! como assim perdi o último show? :/
Postar um comentário