procurando, encontre

08 abril, 2010

'A história de um rei torto'


Ontem fui a pré-estreia do filme 'Quincas Berro dÁgua', baseado na obra 'A morte e a morte de Quincas Berro d'Água' de Jorge Amado. A sessão exclusiva para bloggueiros foi a primeira exibição pública do filme. A animação de abertura vai dando um tom de descontração, preparando o público para tudo de bom que vem a seguir. Um filme com excelentes atores, com interpretações bem elaboradas. Paulo José, que dá 'vida' a Quincas está impagável. O ator, que já esteve na pele de diversos personagens bêbados problemáticos, e já tem um currículo mais que perfeito, se imortaliza neste papel, tanto pela boa interpretação quanto pelo alcool que corre nas veias da personagem. Mariana Ximenes está ótima no papel de Vanda, filha de Quincas, que vai se metamorfoseando durante o filme. É sempre bom, também, ver Marieta Severo em papéis que não sejam a Dona Nenê. Interpretar a namorada espanhola de Quincas é, sem dúvida, pura diversão. Destaco ainda os atores Luis Miranda e Flávio Bauraqui, que tem se destacado no cinema e na tv, com personagens diversos. Flávio, que já foi Madame Satã e o pastor Ezequiel, aqui faz parte da trupe do Comandante Berro dÁgua. Não posso desprezar Curió, personagem de Frank Menezes, e suas poesias.


“Contigo, ó sultão dos mares da maresia,
foi embora a noite
levando a lua e nossa alegria.
Ó Quincas, paizinho querido.
Sem você nós perdeu o abrigo.”


Se você é bom de poesia, igual ao Curió, aproveite a promoção do filme e concorra a kits e ingressos.

Conheci a história de Quincas em Viçosa, interpretada pela Cia. Universitária de Encenação, com Luciano Cintra no papel título. A peça teve muito sucesso, tendo sido apresentada, inclusive, em turnê pela Bahia. Os atores da peça eram divertidissimos e o cenário era todo montado em caixotes de feira, que viravam de bancos e mesas à barco.

Tenho certeza de que 'Quincas Berro dÁgua' terá sucesso nos cinemas brasileiros. Espero que muitas pessoas tenham a oportunidade de se divertir com o filme. E não deixem de aproveitar as diversas promoções no twitter @QuincasOFilme.

**valeu blog A Sétima Visão pelos convites..

Um comentário:

Rubens Oliveira disse...

Fico feliz que tenha gostado do filme. Infelizmente não pude ir, mas tentarei ir na cabine para imprensa.

Abração!