
Fiquei impressionado em como essa história realmente acontece. Não tive imparcialidade suficiente para observar isso na minha própria família, mas consegui perceber em relação a pelo menos duas pessoas que conheço, e que quando deixaram de fazer tudo pelos outros, deixaram de ser recebidos com o mesmo "afeto".
E como tudo é uma questão de escolha, a minha metamorfose foi outra. A muito tempo eu decidi não ser exatamente o que queriam que eu fosse. Eu quis ser além. Mesmo que isso rompesse expectativas, talvez até de uma forma bastante positiva. O meu ideal de vida, que não necessariamente está ocorrendo, é a de não basear a minha felicidade no que espero que o(s) outro(s) faça(m) por mim, mas na felicidade do(s) outro(s).
Mas esse bichinho da expectativa mata. Ele domina a gente de uma forma que mesmo a gente tendo um ideal como esse, nossa mente acaba se ocupando com milhões de ansiedades.
3 comentários:
Tem uma versão em quadrinhos muito bem feita de "A Metamorfose".
De Kafka, eu gosto do conto "O silêncio das sereias", se quiseres ler, tem disponível no google.
Quanto a questão de mudança e expectativa, bem, a primeira é necessária e a segunda, inevitável. Embora, o modo como a faremos e a perceberemos, seja o diferencial.
leia a "sequencia"... Paixo Segundo G.H. - Clarice Lispector
beijos
Quando vi o título do livro pensei já o li,mas não recordava ,só restava uma impressão boa sobre ele ,comecei uma nova leitura ,ou releitura,e como livro é meu vício ,às vezes o devoro em uma noite ,mas a releitura é diferente assemelha-se a degustação de uma fatia de bolo,pedaço à pedaço ,ou seja ainda não passei da parte que ele sai do quarto.A parte que mais me impressionou foi a inquietação do perssoangem com a maneira de dormir lembrei que a maneira que dormimos tem muito haver com a nossa relação com o mundo e recordo que só dormia de "papo pro ar",enfrentando a vida de frente mergulhando de cabeça nas coisas,hoje percebi que durmo com o braço no rosto ,me protegendo ,sei lá do que ,e nessa tem duas noites que tento dormir diferente e não consigo ,então percebi que a maneira de dormir ,só muda quando você já mudou sua relação com o mundo ,mas prossigo no livro e na tentativa de obter essa tal METAMORFOSE.
Postar um comentário